Seu navegador não suporta javascript!

Programa Avançar Parcerias

ANTT publica relatório da audiência pública sobre concessão da ferrovia Rio-Vitória

Home > Notícias > ANTT publica relatório da audiência pública sobre concessão da ferrovia Rio-Vitória

12 de setembro de 2016

ANTT publica relatório da audiência pública sobre concessão da ferrovia Rio-Vitória

A via terá cerca de 580 quilômetros e custo estimado de R$ 7,8 bilhões.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, nessa segunda-feira (29/8), em seu sítio eletrônico, os documentos referentes à Audiência Pública nº 005/2015, que visou colher contribuições para o aprimoramento dos estudos técnicos sobre a concessão, à iniciativa privada, do trecho ferroviário compreendido entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.


Esse projeto faz parte da segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. Essa ferrovia, considerada estratégica para a economia do país, tem como objetivo principal proporcionar acesso direto ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), ao Complexo Industrial do Porto do Açu (RJ) e ao Complexo Logístico do Porto Central (ES) por meio de uma infraestrutura moderna a partir da malha de bitola larga dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, concedida à MRS Logística, e da Ferrovia Vitória-Minas. A via terá cerca de 580 quilômetros e custo estimado de R$ 7,8 bilhões.

Os estudos tiveram como premissa a redução dos riscos de engenharia, o menor tempo de construção e a minimização dos custos de desapropriação e dos impactos socioambientais. Dessa forma, o traçado desviou-se das principais áreas urbanas, como Rio Bonito, Macaé e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Foram contornadas também as reservas biológicas de Poços das Antas e União. Para não impactar as comunidades lindeiras, estão previstas passagens inferiores e viadutos.

Fonte: ANTT

Autor: Assessoria de Comunicação - Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civi

Leia outras notícias